Este rato tem um toque impecável, graças ao acabamento que a Asus lhe deu e o facto de pesar apenas 75 gramas faz com que pareça que temos a mão vazia – pessoalmente, gosto mais de ratos pesados e mais volumosos.
Outro aspecto interessante é a velocidade de clique: fez-me lembrar a primeira vez que conduzi um carro de competição, que tinha um pedal de embraiagem com um terço do curso de um de um carro “civil”. Com estes interruptores, tudo é rápido e os cliques acontecem com uma naturalidade quase desconcertante.
O Keris pode ser usado via USB, com recurso a uma ligação sem fios de 2,4 Ghz ou através de Bluetooth. Gostei bastante do facto de o dongle USB poder ser guardado directamente na parte de baixo do rato, o que facilita muito a vida a quem o quiser usar em viagem. Além do rato e do cabo, dentro da caixa estão também dois interruptores-extra (para substituir os que estão no rato, quando avariarem) e também um conjunto de peças antifricção para substituir as que vêm no rato.
A resolução máxima do sensor é de 36 000 DPI, o que acaba por ser é impressionante, assim com os 50 G de aceleração – isto é o bom. O menos bom é que os botões para alterar a resolução do sensor estão na parte de baixo do rato, o que nos impede de a alterar sem que o levantemos da mesa, se não estivermos a usar o software da Asus. Isto é particularmente mais complicado para quem gosta de jogar títulos FPS e reduzir a resolução do rato para quando está a usar uma arma de sniper. A bateria durou mais ou menos o anunciado, tanto em Bluetooth como em 2,4 GHz.
Distribuidor: Asus
Preço: €102
Ficha técnica
Botões: 5
Conectividade: USB 2.0, Bluetooth 5.1, RF 2,4GHz
Sensor: óptico
Resolução: 36 000 DPI
Peso: 75 gr