Depois da autêntica “salganhada” que a AMD criou com a nova nomenclatura de processadores Ryzen Mobile, que misturam várias arquitecturas de processador com arquitecturas de controladoras gráficas (GPU), surgiram muitas dúvidas, e interesse, em saber como se comportariam os modelos com terminação AMD Ryzen 7×40, por serem estes os primeiros a utilizar um GPU de arquitectura RDNA3.
O primeiro GPU que será lançado com esta arquitectura será a Radeon 780M, um modelo que deverá recorrer a 12 unidades de computação, ou seja, o mesmo que a sua antecessora Radeon 680M, mas estes utilizarão uma arquitectura mais moderna, e frequências que serão significativamente superiores, podendo estas atingir os 2.7 GHz.
Segundo um resultado já publicado na base de dados do popular Geekbench 5 para PC, já existe um resultado de um benchmark, utilizando a API OpenCL, com esse mesmo GPU, e os resultados são impressionantes, para um GPU integrado. Os 36.757 pontos obtidos colocam-na entre uma Nvidia GeForce GTX 1650 MAx-Q e uma GTX 1650 Ti Max-Q, o que é deveras impressionante.
Embora o resultado deste benchmark não seja indicativo de nada em concreto em termos de jogos, permite antever que esta Radeon 780M poderá ter o suficiente para ser a primeira controladora gráfica integrada a permitir jogar a sério a 1080p com algumas definições ligadas, e não com tudo no mínimo, como acontecia até então. Teremos que aguardar mais umas semanas para confirmar esta afirmação.