Há cerca de ano e meio testámos o HP Elite Folio 13.5, o primeiro computador portátil Windows equipado com um processador Arm, da Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 2. Agora, voltamos a experimentar um equipamento com esta plataforma, o novo Xiaomi Book S 12.4, que, ao contrário do modelo da HP, recorre à estrutura de um simples tablet. Contudo, pode ser acompanhado por um teclado e capa opcionais que o permitem transformar num computador portátil, como acontece com outros modelos, à semelhança do Surface.
Ergonomia limitada
A comparação com os modelos da HP e da Microsoft é óbvia: são as referências do mercado, não só por uma questão de idade, como de popularidade. Este Book S da Xiaomi tem, no entanto, algumas limitações, em parte devido à sua curta dimensão, já que o chassis está limitado à dimensão do ecrã IPS de 12,4 polegadas. O resultado é a presença de apenas uma porta USB-C, um leitor de cartões MicroSD e uma saída jack de 3,5 mm – nem mesmo com o teclado opcional, que usa uma ligação proprietária e se fixa ao tablet por magnetismo, temos acesso a portas adicionais. Se a isto somarmos o facto de a colocação do teclado impedir o uso deste tablet em formato PC numa superfície irregular, como ao colo, a versatilidade deste equipamento fica mais comprometida. Contudo, como tablet, porta-se bem, podendo ser acompanhado pela caneta digital vendida à parte – de resto, tal como o carregador.
Desempenho suficiente
Com um Snapdragon 8cx Gen 2 de oito núcleos e uma frequência máxima de 2,84 GHz (neste caso em concreto), o Book S esteve a um bom nível, quando o usámos para tarefas quotidianas, como navegar na Internet (apenas com o Edge, já que o Windows 11 é a versão S) e em produtividade. Quanto a software, só podemos instalar apps a partir da loja da marca, mas existe forma de ultrapassar este “obstáculo”: basta converter o Windows para uma versão “não S”, solução esta que nos permitiu instalar as aplicações necessárias para corrermos os habituais benchmarks. Contudo, uma vez que nem todos os testes estão certificados ou são compatíveis com a plataforma ARM, foi impossível fazer uma comparação directa com outros equipamentos similares com processadores x86, como é o caso do Surface Go 3. Ainda assim, os resultados que conseguimos obter foram bastante bons, mas longe de serem uma referência.
Distribuidor: Xiaomi
Preço: €699
Benchmarks
- PCMark 10: 5469
- PCMark 10 Bateria (Autonomia): 488 minutos
- 3DMark Wildlife: 0
Ficha Técnica
Processador: Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2 (oito núcleos até 2,84 GHz)
Memória: 8 GB LPDDR4x
Armazenamento: 256 GB SSD
Placa Gráfica: Qualcomm Adreno 685
Ecrã: 12,4” IPS (2560 x 1600)
Ligações: USB-C, leitor de cartões MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 294 x 197 x 8,95 mm
Peso: 720 gr