Segundo a BBC, na quarta-feira, apareceu a alguns utilizadores do Twitter uma mensagem que indicava que tinham chegado ao limite diário de tweets. Embora se tenha vindo a saber que estas mensagens não passavam de erros, a verdade é que o Twitter começou a limitar a quantidade diária de interacções que é possível fazer na rede social.
A página de ajuda do Twitter foi actualizada e agora diz que cada utilizador, individual ou empresarial, pode publicar 2400 tweets e retweets por dia. As mensagens directas também estão agora limitadas a 500 por dia.
A página, também menciona limites por hora, mas não dá nenhuns dados específicos. Mas diz que, se um utilizador atingir um desses limites, terá de esperar algumas horas para voltar a tentar o que estava a fazer.
Ainda segundo a nova página de ajuda do Twitter, se uma conta seguir mais de 5000 outras contas, se utilizador quiser adicionar mais contas será imposto um “rácio específico por cada conta”. A partir de agora, uma conta só pode começar a seguir 400 outras contas por dia.
A razão mais provável para a imposição de todos estes limites às contas no Twitter, é o esforço para manter a rede social a funcionar correctamente. A notícia da BBC diz que Elon Musk mandou uma mensagem aos empregados do Twitter que os instrui para interromper o desenvolvimento de novas funcionalidades, para que se possam concentrar em manter a “estabilidade e robustez do sistema”. Na mensagem, Musk diz que o jogo do Super Bowl, que se realiza este domingo, é a razão para estas alterações, porque prevê que venha a haver uma sobrecarga no Twitter durante o fim-de-semana.
Nos Estados Unidos, os utilizadores que assinem a modalidade de utilização paga Twitter Blue já podem publicar tweets com até 4000 caracteres, em vez dos habituais 256.