Tal como todos os outros fabricantes de hardware, também a Apple lança regularmente actualizações para os seus sistemas operativos, foi o que aconteceu na passada segunda-feira. No entanto, a empresa avisou que uma das vulnerabilidades de segurança que estas actualizações resolvem “pode ter sido explorada activamente”, o que quer dizer que hackers podem tê-la usado para aceder aos dispositivos sem que os utilizadores se apercebam.
As actualizações que a Apple disponibilizou esta semana, aplicam-se ao sistema operativo macOS Ventura, ao iPhone, iPad e para o browser Safari. Também estão programadas actualizações semelhantes para o Apple TV e Apple Watch. Aparentemente, a vulnerabilidade está relacionada com o WebKit, o motor de código aberto que faz funcionar o browser.
Segundo a a Apple, o problema foi descoberto por Xinru Chi do Pengu Lab, Ned Williamson do Google Project Zero, Wenchao Li e Xiaolong Bai do Alibaba Group e um especialista em segurança, que preferiu manter-se anónimo. O The Citizen Lab da Universidade de Toronto também participou.