A TeamGroup acaba de lançar no mercado a nova série de módulos SSD M.2 T-Force Cardea Z540, o seu primeiro SSD do tipo PCI-Express de quinta geração, que suporta o mais recente protocolo NVMe 2.0, o que lhe permitirá atingir velocidades sequenciais de 12.000 MB/s de leitura e 10.000 MB/s de escrita, ou seja, praticamente o dobro dos actuais modelos SSD M.2 do tipo PCIe 4.0 x4.
Não foi, no entanto, especificado quais os chips de memória NAND que serão utilizados, nem o controlador, apenas a presença da tecnologia patenteada da TeamGroup da camada de dissipação de calor em grafeno, que em conjunto com os habituais dissipadores de motherboard, permite reduzir as temperaturas entre 3 a 5ºC, face à utilização de apenas o dissipador da motherboard.
Para utilizações mais exigentes, este SSD utilizará um sistema de gestão térmica que permite ajustar, em tempo real, o desempenho do SSD para evitar o sobreaquecimento do módulo SSD, garantindo assim que este cumpre os elevados valores de resistência anunciados pela TeamGroup, que oferece 5 anos de garantia, 1.700.000 horas MTBF (tempo médio entre falhas) e um valor máximo de escrita de 1400 TBW.
Este módulo estará disponível somente com uma capacidade de 2 TB, deverá chegar aos principais mercados durante o segundo trimestre do presente ano, com um PVP recomendado de 499.99 dólares. Não há ainda previsão de chegada, nem preço, para o mercado português.