Pessoalmente, gosto mais de usar auscultadores com fios: o problema com os modelos wireless (2,4 GHz ou Bluetooth) prende-se com a compressão inevitável) do áudio. Claro que, quando estamos dominados pela adrenalina de títulos de acção, não se nota muito a falta de qualidade do som, mas isto já se vai notar mais quando se ouve música.
Por isso, foi com alguma curiosidade que comecei a usar estes Arctis Nova 1 da SteelSeries, que apenas têm de ligação com fios.
Por fora, os Arctis Nova 1 são iguais aos SteelSeries Arctis Nova 3, que já testámos no site da PCGuia. Visualmente, a diferença é pouca: os Nova 1 têm apenas uma entrada analógica jack de 3,5 mm para microfone e auscultadores; já os Nova 3 usam USB. De resto, são iguais – o sistema de ajuste com elástico é o mesmo e os altifalantes também, assim como os comandos para o volume e para ligar/desligar o microfone (retráctil, como é hábito na SteelSeries). A qualidade de construção é, como sempre, de topo, mesmo nestes auscultadores que custam setenta euros.
Uma das vantagens de usar auscultadores com entrada analógica é não ser necessário instalar qualquer tipo de software adicional para se conseguir tirar o máximo partido.
Para testar os Arctis Nova 1 recorri ao meu DAC da Creative Labs, o SXFi Amp, que tem um conversor analógico/digital de alta precisão. O som, é bastante bem balanceado, com agudos pouco sibilantes e graves, que não se intrometem demasiado no som – mesmo assim, o som tem um bom recorte, mas falta-lhe alguma profundidade. Mas, colocando a qualidade do som em contexto com o preço, a SteelSeries não se saiu nada mal.
Como sempre, a qualidade do microfone é excelente, sem grandes distorções, mesmo quando se fala um pouco mais alto. O isolamento do som ambiente é adequado, mas, para o “afogar”, é sempre preciso aumentar um pouco o volume.
Distribuidor: Fraggerzstuff
Preço: €69,99
Ficha Técnica
Resposta de Frequência: 20 – 20 000 Hz
Impedância: 36 Ohm
Diâmetro dos altifalantes:40 mm
Ligação: jack 3,5 mm