Não é novidade que a Qualcomm gostaria de apostar a sério no mercado de SoC para computadores pessoais, e tudo indica que o futuro Snapdragon 8cx Gen4 será a sua primeira verdadeira alternativa aos processadores x86. Segundo os últimos relatos, este SoC que só deverá ser lançado em 2024, já está a ser fabricado pela TSMC a 4 nanómetros, mas apenas em pequenas quantidades, para testes e validações.
Tudo indica que este SoC, que utiliza o nome de código “Hamoa” já consegue atingir os 3.0 GHz, o que é um excelente resultado para uma solução que ainda está longe de estar na sua configuração final, e do qual não se tem a certeza se o processo de fabrico de 4 nm da TSMC será o processo utilizado para a produção das versões finais.
The Engineering Sample 1 of 8cx Gen 4 has just sampled! The early sample runs at up to 3GHz on the CPU cores.
Qualcomm has also confirmed that it is manufactured using TSMC’s 4nm process (at this time it is not clear if it’s normal N4 or a different variant). https://t.co/dNmQY1bHtj
— Kuba Wojciechowski 🌺 (@Za_Raczke) February 4, 2023
Segundo se sabe, este SoC utilizará uma estrutura de 12 núcleos, oito de alto desempenho e quatro de elevada eficiência energética, com frequências máximas de 3.4 GHz para os primeiros e 2.5 GHz para os segundos. Cada conjunto de quatro núcleos partilhará 12 MB de memória cache L2, para um total de 24 MB de cache L2 e 8 MB de cache L3 adicional, partilhada entre todos os núcleos.
Será utilizado um controlador de memória LPDDR5x de oito canais que conseguirá lidar com até 64 GB de memória, e uma controladora gráfica integrada Adreno 740, a mesma que é utilizada pelo actual Snapdragon 8 Gen2, ou seja, será compatível com as mais recentes API, como DirectX 12, Vulkan 1.3, OpenCL e DirectML.
Cada SoC disponibilizará oito pistas PCI-Express 4.0, que podem ser agrupadas em módulos de quatro pistas em modo 2×2, que por sua vez podem ser utilizadas por unidades de armazenamento NVMe, bem como modem e controladoras WiFi. Deverá ser compatível com WiFi 7, usando o modem externo Snapdragon x65.