Durante algum tempo, houve marcas que nos tentaram impingir televisões com ecrãs curvos, mas essa ideia acabou por cair por terra. Actualmente, estes conceitos fazem parte da galeria de tesourinhos deprimentes da tecnologia, mas há um “habitat” onde sobrevivem: o das secretárias de trabalho ou gaming, em “modo” monitor. Nunca ninguém percebeu as vantagens de ter um monitor curvo numa TV, na sala, para ver o Telejornal ou um filme, mas por alguma razão há pessoas que gostam da imagem “distorcida” quando estão a vinte centímetros do ecrã, a escrever textos, a analisar tabelas de Excel, a editar imagem/vídeo ou a modelar um objecto em CAD. É precisamente neste último grupo de utilizadores que a Philips se foca com o 34B1U5600, um Business Monitor WQHD de 34 polegadas, cuja resolução máxima é 3440 x 1440.
Com um rácio 21:9, este é daqueles monitores que mostra tudo em modo panorama, portanto, para levar o ponteiro de um lado ao outro é quase preciso pagar portagem a meio. A vantagem é que podemos ter três ou quatro janelas abertas, para conseguirmos viver ao máximo do multitasking.
O facto de ter CrystalClear Quad HD dá-lhe, sem dúvida, uma nota a roçar o valor máximo na qualidade das cores e dos pretos; como é normal nos monitores da Philips, temos ainda aquele leque de tecnologias que contribuem para que a nossa vista não se “estrague” assim tanto – o LowBlueMode, que torna o ecrã (muito) mais amarelo, como se tivesse uma doença de fígado, é um desses exemplos; mas temos também o EasyRead, que faz com que a imagem seja apenas mostrada a preto e branco, como se estivéssemos a ver um filme do Buster Keaton ou de Chaplin.
O PowerSensor, que também já se tornou uma presença crónica nos monitores da Philips, continua a ajudar na poupança de energia: pode ser configurado para desligar o ecrã quando não detecta movimento à sua frente. Ou seja, se o ligarmos e estivermos apenas especados a olhar para o ecrã, o 34B1U5600 vai desligar-se; podia ser um bom recurso para avisar o chefe de que estamos só a ver vídeos do YouTube e não a trabalhar naquele projecto AutoCAD que temos de entregar no dia seguinte.
Apesar de não poder ser rodado para ficar na vertical e dar um ar mais futurista à nossa secretária, este modelo compensa com o número de ligações (onde está uma USB-C) e com o facto de ter uma câmara pop-up compatível com Windows Hello.
Distribuidor: Philips
Preço: €759
Ficha Técnica
Ecrã: LED VA 34” WQHD
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 3440 x 1440
Ligações: HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, USB-C, 4 x USB, RJ-45, jack 3,5mm
Dimensões: 807 x 367 x 110 mm