Mark Zuckerberg confirmou que a Meta, a empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, está a preparar-se para imitar o Twitter e lançar um serviço de subscrição paga para verificar perfis dos utilizadores das suas redes sociais, que chama ‘Meta Verified’.
No domingo passado, Zuckerberg publicou um artigo que dá uma pistas acerca do novo serviço: quem subscrever o ‘Meta Verified’ vai ter direito ao distintivo azul, protecção contra contas falsas e acesso directo a apoio técnico. Segundo Zuckerberg: “Esta funcionalidade tem o objectivo de melhorar a autenticidade e segurança nos nossos serviços.”
Ele também diz que o serviço vai começar a ser testado na Austrália e Nova Zelândia, antes de chegar a outros países. O ‘Meta Verified’ abrange o Instagram e o Facebook e vai custar 15 dólares por mês, se for contratado através das aplicações para iOS e Android. Se os utilizadores quiserem assinar através da versão web, o serviço vai custar 12 dólares por mês.
Apesar de ser pago, os utilizadores têm de cumprir alguns requisitos para poderem assinar o ‘Meta Verified’. Só so utilizadores com mais de 18 anos podem assinar o serviço, os utilizadores também têm de enviar uma cópia de um documento de identificação oficial que contenha o mesmo nome e foto usados no perfil. A partir do momento em que um utilizador seja aceite no serviço, deixa de poder alterar o nome do perfil, nome de utilizador, data de nascimento ou a fotografia do perfil. Se o fizer, terá de passar pelo processo de verificação outra vez.
As contas que já estavam verificadas até agora tanto no Facebook, como no Instagram não sofrem qualquer alteração.
12 bucks a month to be verified on Facebook… I wonder if people will keep that same Twitter Blue outrage energy 😅 pic.twitter.com/ZPJsIHBerO
— Marques Brownlee (@MKBHD) February 19, 2023
Para além do distintivo azul junto à informação de perfil e visibilidade acrescida nas buscas, a Meta também vai oferecer 100 “Estrelas” gratuitas. As “Estrelas” são uma forma de moeda digital que pode ser usada para gratificar criadores de conteúdos no Facebook. A subscrição também inclui stickers exclusivos, que podem ser usados em Stories e Reels.
Desde o início de Fevereiro, que circulavam rumores que indicavam que a Meta se estava a preparar para lançar um serviço de subscrição pago, após ter sido descoberto no código da aplicação uma menção a “paid blue badge” (distintivo azul pago). No Domingo passado, também foi descoberta uma página de apoio técnico no Instagram que mencionava o serviço, mas que foi apagada antes do anúncio feito por Zuckerberg.