A seguir à apresentação das novas funcionalidades de Inteligência Artificial que a Microsoft vai acrescentar ao browser Edge e ao motor de busca Bing, baseadas no mesmo modelo de linguagem que faz funcionar o ChatGPT, a Adobe anunciou uma parceria com a Microsoft para integrar o leitor de ficheiros PDF Acrobat directamente no browser da empresa de Redmond.
Segundo a Adobe, esta integração vai permitir uma reprodução mais fiel de cores e gráficos, mais desempenho e segurança melhorada. Para além destas funcionalidades, o Acrobat no Edge também vai melhorar a selecção de texto e a narração em voz alta do conteúdo dos documentos.
O leitor de ficheiros PDF Acrobat gratuito, também tem as funcionalidades mencionadas acima. Se necessitar de poder editar o conteúdo dos ficheiros PDF, convertê-los para outros formatos ou combinar ficheiros, terá de pagar uma subscrição. Os utilizadores pagantes vão ter acesso às funcionalidades premium directamente a partir do Edge.
A integração do Acrobat no Edge começa em Março, vai ser gradual e vai chegar às versões do browser para Windows 10 e Windows 11. Os utilizadores empresariais vão ter a possibilidade de testar a integração algum tempo antes, para verificar se pode ser utilizada em segurança nos seus sistemas.
A Adobe diz que o leitor de PDF integrado actualmente no browser Edge é antiga e vai deixar de ser suportada a partir de Março de 2024, um ano depois do começo da integração do novo motor de renderização de ficheiros PDF no browser.
Segundo o site Statcounter, a quota de mercado global do browser Edge é de apenas 4,5%, contrastando com os 65% de quota que o Chrome tem. Depois do anúncio de um conjunto de funcionalidades de Inteligência Artificial e com a integração do novo motor de renderização de PDF, a Microsoft espera que o Edge se torne mais apelativo aos utilizadores.