A Meta, a empresa que detém várias redes sociais, como o Facebook e Instagram quer juntar-se à Google e Microsoft e desenvolver uma Inteligência Artificial semelhante ao ChatGPT. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, fez uma publicação no Facebook em que anuncia que a empresa está a investigar a possibilidade de usar Inteligência Artificial em vários formatos de média, que podem chegar sob a forma de funcionalidades de conversação no Messenger e WhatsApp ou de filtros e anúncios no Instagram.
Segundo Zuckerberg, para já, a ênfase será na criação de ferramentas com IA para a criação e expressão de vários tipos de conteúdos.
Na mesma publicação, também é mencionado que a Meta vai consolidar todas as equipas de desenvolvimento de Inteligência Artificial num único grupo, para ajudar a acelerar os esforços da empresa neste campo. Não foram anunciados quaisquer produtos, nem prazos de implementação desta tecnologia.
A Inteligência Artificial não é novidade na Meta. A aplicação de mensagens instantâneas Messenger já tem chatbots desde 2016. No entanto, esta funcionalidade é bastante mais rudimentar que as capacidades dos novos serviços deste tipo, como o ChatGPT.