A plataforma Google Arts & Culture, que se destina a apresentar online peças de museus, monumentos históricos e obras de arte, inclui, a partir desta semana, a Marinha Portuguesa.
No site do projecto passam estar os acervos do Aquário Vasco da Gama, da Banda da Armada, da Biblioteca Central de Marinha, da Fragata D. Fernando II e Glória, do Museu de Marinha e do Planetário. O anúncio acontece no dia em que esta instituição faz 706 anos.
Segundo a Google, a iniciativa ‘Portugal, um Legado Marítimo’ é o «resultado de dois anos de trabalho de levantamento, inventariação e catalogação de todos os materiais», com possibilidade de fazer «visitas 360º», ver «exposições virtuais e fotografias». Ao todo, a Google fala em «mais de 22 mil conteúdos digitais da Marinha Portuguesa».
Entre os objectivos desta parceria estão a divulgação da «história da marinha de guerra e da marinha mercante portuguesa», dar uma «perspectiva da evolução dos navios portugueses ao longo do tempo» e sublinhar a «importância do mar enquanto recurso natural e fonte de biodiversidade».
O acervo dos vários ramos da Marinha Portuguesa no Google Arts & Culture pode ser visto aqui.