O Windows 95 ocupava menos de 100 Mb depois de instalado. 28 anos depois, uma instalação limpa do Windows 11 precisa de 20 GB no suporte de armazenamento. Como é óbvio, à medida que a tecnologia avança, vão sendo necessárias cada vez mais dados, mas muitos acreditam que um aumento de 20000% no espaço necessário para um sistema operativo é demais. Por isso, alguém lembrou-se de encolher o Windows 11 para metade do espaço.
O resultado é o Tiny11, uma versão do Windows que necessita apenas de 8 GB de espaço no disco rígido e consegue ser executado em computador com 2 Gb de memória RAM. Esta versão também dispensa os requisitos mínimos do Windows 11, mas claro que foi necessário fazerem-se alguns compromissos.
Esta versão do Windows 11 Pro 22H2, está disponível sob a forma de uma imagem ISO no site archive.org, que ocupa apenas 3 GB (a versão oficial da Microsoft ocupa 5.1 GB).
O Tiny11 tem as funcionalidades mínimas, como as aplicações de acessibilidade, a calculadora, Notepad e o Paint. Também inclui a Loja Microsoft, para que os utilizadores possam descarregar e instalar o software que necessita. Por defeito, o sistema funciona com contas de utilização locais, mas também podem ser usadas contas online.
O espaço extra foi conseguido através do sacrifício do Windows Component Store (WinSxS). Se este serviço, os utilizadores não conseguem instalar novos idiomas ou as funcionalidades mais pesadas. O responsável pelo Tiny11 confirma que esta versão pode receber actualizações .NET, drivers e definições de segurança através do Windows Update, mas não vai poder instalar as actualizações mais importantes.
Para quem tem dúvidas acerca da segurança do Tiny11, NTDEV, o responsável por esta versão, diz que esta versão não contém nenhum componente que não tenha vindo da Microsoft.
O objectivo da criação do Tiny 11 é aumentar a quantidade de sistemas que podem usar o Windows. Esta versão funciona em qualquer sistema capaz de executar o Windows 10 e pode ser instalada com arranque duplo. Para conseguir fazer chegar o Windows 11 a um máximo de utilizadores possível, foram removidas as limitações de instalação em processadores mais antigos.