Apesar de as motherboards equipadas com os chipsets Intel Z690 e B660 ainda serem modelos perfeitamente capazes de lidar com os actuais processadores Intel Core de 13ª geração Raptor Lake, parece que a Intel não está muito contente com a fraca adesão dos novos chipsets Z790 e B760, razão pelo qual se prepara para descontinuar os chipsets originalmente lançados para a anterior geração de processadores Core Alder Lake.
Na realidade, as diferenças entre as duas gerações de chipsets são mínimas, com as características técnicas de ambos a revelarem apenas ligeiras diferenças no número de pistas PCIe 4.0 disponibilizadas, de 12 para 20, o que por sua vez levou a que o número de pistas PCIe 3.0 caísse das anteriores 16 para apenas 8 pistas.
Isto, por sua vez, acabou por ter impacto apenas no número de portas disponíveis (de 4 para cinco) para a ligação USB 3.2 Gen2x2 de 20 Gbps. De resto, não existem diferenças significativas, mas ainda assim a Intel entendeu que estava na altura de descontinuar os chipsets da série 600, para conseguir aumentar a venda dos novos chipsets da série 700. Em contrapartida, não está previsto o desaparecimento do chipset H610 de entrada de gama.