A actual geração de processadores Intel Core “Raptor Lake” acabam de receber dois novos membros especiais, que farão parte da série Black Edition, uma série que será exclusiva ao mercado chinês, e que não será disponibilizada para os restantes mercados.
Estes processadores, que já foram confirmados através de documentação própria da Intel (ver aqui), ainda não foram divulgados na base de dados online da Intel (ARK), o que deixa antever que o seu lançamento está para muito breve. Curiosamente, já existem lojas chinesas, incluindo online, que já estão a comercializar estes processadores (ver aqui).
Tratam-se dos novos Core i7-13790F Black Edition e Core i5-13490F Black Edition, sendo estes diferenciado dos restantes pela caixa com acabamento em preto, em vez do tradicional azul, pela inexistência de um dissipador e de uma controladora gráfica integrada, daí a designação “F” no final. No caso do Core i5-13490F, este terá uma estrutura com 10 núcleos (4 núcleos P e 6 núcleos E) e 16 threads, 24 MB de cache L3 e um TDP de 65W.
Já o Core i7-13790F, não sabemos ainda ao certo quais serão as suas características, apenas que deverá manter o mesmo tipo de estrutura que o Core i7-13700F, que recorre a 16 núcleos (8 núcleos P e 8 núcleos E) para um total de 24 threads. Em termos de velocidades, apenas sabemos que o Core i5-13490F trabalha com os núcleos P até 4.8 GHz, o que corresponde a 200 MHz adicionais comparativamente a um Core i5-13400F.
Acredita-se que a razão da existência destes processadores esteja associada ao facto de a Intel estar a fabricar três tipos de estruturas de núcleos para os novos processadores Raptor Lake, com os H0 (6 núcleos P) a serem utilizados para modelos de entrada de gama, os C0 (8 núcleos P e 8 núcleos E) para os modelos intermédios e gama alta, e os B0 (8 núcleos P e 16 núcleos E) para a linha Core i9.
Isto, no entanto, permite que estruturas de núcleos do tipo B0 que não consigam corresponder às exigências dos processadores Core i9, possam ser reaproveitados para processadores com estruturas mais simples, e frequências mais baixas. O mesmo acontece com as estruturas do tipo C0 para o Core i5-13490F. Será uma questão de dias até descobrirmos os primeiros benchmarks e, quem sabe, lojas que exportem estes processadores para o resto do mundo.