Depois de termos divulgado recentemente que a AMD estava a preparar o lançamento de novos drivers para chipset que incluem optimizações específicas para os novos processadores Ryzen 7000X3D, com a tecnologia 3D V-Cache, a popular página VideoCardz.com veio publicar uma explicação oficial da AMD, que indica como funcionam essas optimizações.
Tendo em conta que a AMD, desta vez, decidiu aplicar esta tecnologia em processadores com duplo CCX (módulo de núcleos), isto irá exigir um maior escrutínio sobre como os drivers e o próprio sistema operativo irão lidar com cada situação, sendo a solução preferencial a existência de uma base de dados que determine se deve dar prioridade à cache ou à maior frequência dos núcleos para cada tipo de aplicação.
Ou seja, quando é aberto um jogo no sistema, o sistema operativo (e os drivers) irão limitar imediatamente a utilização de apenas o CCX com a memória cache L3 adicional (3D V-Cache), conseguindo assim reduzir as latências, o que por sua vez terá um impacto significativo no bom desempenho do sistema. Se o jogo, ou a aplicação, exigir um maior número de threads, o CCX adicional será reactivado de forma automática, e sem que o utilizador dê por conta.
Esta tecnologia, no entanto, está apenas disponível em dois processadores específicos, aqueles que utilizam dois CCX, como é o caso dos futuros Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos e o Ryzen 9 7950X3D de 16 núcleos. Ou seja, o AMD Ryzen 7 7800X3D, de 8 núcleos, como só dispõe de um CCX, dispensa a utilização deste tipo de gestão.