«Iluminação imersiva, opções de personalização infinitas e uma completa battlestation». É desta forma que a Razer apresenta o seu novo teclado topo de gama BlackWidow V4 Pro, que chega mais de dois anos depois do V3 Pro.
Um dos destaques deste novo modelo é o Command Dial, um controlo semelhante a uma “roda” de volume que vem com oito modos pré-definidos, desde o «zoom» a um que «permite alternar entre separadores no navegador». Além destes, é possível configurar até «100 modos» personalizados com «acções em sentido horário e anti-horário», explica a Razer.
Entre as opções, a marca fala no ajuste do «tamanho do pincel no Photoshop» e «navegar na linha do tempo de um editor» de vídeo ou música, o que faz com que este teclado possa ser usado, além do gaming, com software de produtividade. Para que saibamos qual é a app em que o Command Dial está a ser usado, o controlo ilumina-se com uma cor que a identifica.
Já que falamos em cor, e como é crónico nos teclados da Razer, nesta nova “viúva negra” temos «iluminação Chroma RGB por tecla e iluminação RGB dividida em 38 zonas», incluindo o apoio de pulso almofadado, que se prende com ímanes. As teclas macro são outro dos argumentos do BlackWidow V4 Pro: oito, ao todo.
No que respeita à tecnologia das teclas, temos a «última geração de switches mecânicos da Razer com a opção de switches clicky verdes com feedback táctil ou switches lineares amarelos com activação suave e silenciosa». A ligação ao computador é feita com um cabo USB-C.
O BlackWidow V4 Pro ja pode ser comprado na loja online da Razer por 269,99 euros, mas apenas com os layouts britânico, norte-americano (EUA), francês, alemão e nórdico. As características completas podem ser vistas aqui.