A edição 2023 da CES começa esta semana, mas, como sempre, as empresas apresentam alguns dos produtos antes de a feira abrir as portas. Seguindo esta tradição, a Samsung apresentou o Odyssey Neo G95NC, um monitor mini LED que tem um painel com 57 polegadas, resolução 8K (7680×2160) e um aspecto 32:9.
Este é o maior monitor que a Samsung apresentou até à data, substancialmente maior que o Odyssey Ark de 55 polegadas e que outro monitores da família Odyssey Neo G9, cujo maior modelo tem um ecrã de 49 polegadas com retroiluminção mini LED, como o Odyssey Neo G95NC.
A principal vantagem da tecnologia mini LED em relação à LED ou OLED tradicionais é conseguir níveis de brilho maiores. Quando se combina a tecnologia mini LED com a Full-Array Local Dimming (FALD), estes paineis conseguem minimizar o blooming da imagem (efeito de halo). Apesar disto, os paineis OLED conseguem fazer melhor no que respeita ao contraste.
A Samsung não revelou todos os detalhes acerca do novo monitor, como os valores reais de luminosidade e em quantas zonas de retroiluminação tem. Mas foram mencionados dois detalhes interessantes: o painel ter uma velocidade de actualização máxima de 240 Hz e de ter entradas DisplayPort 2.1.
O único senão é que jogar a resolução 8K ainda está fora do alcance da maioria e jogar a esta resolução com esta velocidade de actualização chega ainda a menos utilizadores. O único hardware gráfico que consegue chegar quase a estes valores é a GeForce RTX 4090 se estiver a usar DLSS 3.
No entanto, os monitores tendem a ser investimentos de longo prazo, por isso, mesmo que não se consiga tirar o máximo deste monitor, eventualmente pode chegar a acontecer.
A Samsung não deu qualquer detalhe acerca do preço e de quando é que o Odyssey Neo G95NC chega às lojas.
A Samsung também aproveitou para renovar a versão de 49 polegadas da linha Odyssey G9 com a introdução do Odyssey OLED G95SC. Como o nome indica, este novo modelo tem um painel OLED em vez de mini LED, que, segundo a Samsung, promete brancos mais brilhantes e “contraste infinito”.
Também não foram indicadas datas de lançamento ou preços.
Por fim, a Samsung também apresentou dois modelos de monitores dedicados ao mercado dos criadores de conteúdos e para ambientes profissionais. O primeiro foi o ViewFinity S9 de 27 polegadas e resolução 5K (5120×2880). Segundo a empresa, a vantagem principal deste monitor é a precisão de cor. A Samsung diz que é capaz de apresentar 99% do espaço de cor DCI-P3 e tem um sistema de calibração de cor integrado. Este monitor também tem ligações USB-C e Thunderbolt 4.
O outro monitor é Smart Monitor M8, que tem uma painel com 27 polegadas, resolução 4K e a possibilidade de ligações a dispositivos inteligentes através da funcionalidade SmartThings, que também está presente outros dispositivos da marca.