Ao contrário da rival AMD, e da Nvidia, a Intel não agendou nenhum evento público para revelação das suas novidades, mas também não vale a pena procurar, pois a Intel acabou de apresentar todas as novidades na sua nova gama de processadores Intel Core de 13ª geração para dispositivos móveis.
Conheça todas as novidades, diferenciadas por entre as diferentes séries, e as características técnicas de cada modelo.
Série HX
Para equipamentos topo de gama, destinados a entusiastas de videojogos ou criadores de conteúdos, a Intel continua a designar os modelos para estes equipamentos como sendo da série HX. Esta continua a utilizar os processadores com maior número de núcleos e frequências mais altas, mas também maior consumo energético, não no TDP base, mas sim no TDP no modo Max Turbo Power.
Curiosamente, para além das óbvias diferenças no número de núcleos entre os diferentes modelos, existe uma diferenciação adicional que corresponde à compatibilidade entre as memórias, com os modelos Core i9 e o Core i7-13850HX a assumirem compatibilidade com memórias DDR5 a 5600 MHz, sendo os restantes apenas compatíveis com memórias DDR5 a 4800 MHz.
Série H
A série H, destinada a entusiastas, passa a contar com uma configuração máxima de 14 núcleos e 20 threads, o que corresponde a até 6 núcleos P e até 8 núcleos E para todos os modelos Core i9 e quase todos os Core i7, tendo o Core i7-13620H apenas quatro núcleos E, para um total de 10 núcleos e 16 threads.
O TDP base é de 45W para todos os modelos, e 115W em modo Max Turbo Power para todos os Core i9 e Core i7, e 95W para os Core i5.
Série P
Já a série P, destinada a computadores finos e leves, mas que exigem um maior desempenho, encontram-se dois novos Core i7 1370P e 1360P, bem como dois novos Core i5 1350P e 1340P. Estes não apresentam grandes diferenças face aos seus antecessores, excepto o facto de ser o novo Core i7-1370P a substituir o Core i7-1280P, com os 6 núcleos P e 8 núcleos E, em vez do Core i7-1270P.
Série U
Já a série U, destinada a Ultrabooks, tem como prioridade a maior eficiência energética, tendo todos estes processadores, sejam eles Core i7, i7 ou i3, um TDP base de 15W e um TDP máximo de 55W. Estes variam entre modelos com 10 a 5 núcleos, sendo a grande variante relacionada com o número de núcleos E, já que praticamente todos os modelos (excepto o Core i3-1305U) utilizam dois núcleos P.
Série N
Habitualmente pouco referida, a série N de processadores Intel Core, reservada a dispositivos de entrada de gama, como tablets ou portáteis low cost, recebe uma importante renovação, que permite dar por fim a utilização de históricos nomes da Intel, como Pentium e Celeron.
Todos estes processadores, que utilizam a “nova” arquitectura Alder Lake-N, que já deveria ter sido lançada há mais de um ano, recorrem a 4 ou 8 núcleos E, 6MB de cache L3, frequências máximas que variam entre 3.4 e 3.8 GHz, e um TDP máximo de 15W, o que é um valor deveras impressionante.