A Noctua, que é indiscutivelmente um dos melhores fabricantes de dissipadores de calor para processadores, acaba de lançar uma nova revisão do popular dissipadore de baixo perfil optimizado para a nova plataforma AMD AM5, e a nova família de processadores Ryzen 7000, agora que foram lançados os novos modelos “não X”, com um TDP de 65W.
Ou seja, este dissipador, com apenas 37 mm de altura, foi optimizado para lidar na perfeição com os novos AMD Ryzen 5 7600, Ryzen 7 7700 e Ryzen 9 7900, mesmo em sistemas com caixas ultra finas e motherboards do tipo mini-ITX. Estes dissipadores, que utilizam o popular mecanismo de encaixe SecuFirm2, recorre a uma ventoinha NF-A9x14 de 92 mm, que pode ser controlada pelo sistema através de um sistema PWM.
[ngg src=”galleries” ids=”60″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Igualmente disponível na versão Chromax.Black, esta distingue-se por substituir o tradicional acabamento em alumínio no dissipador e combinação de beje com bordeux na ventoinha por um acabamento único em preto para ambos os elementos. Em termos de desempenho, o próprio CEO da Noctua, Roland Mossing, afirmou que estão a usar em sistemas com Ryzen 9 7900X e 7950X, embora com o TDP limitado a 130W.
[ngg src=”galleries” ids=”61″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Estes dissipadores incluem uma bisnaga da pasta térmica NT-H1 de alto desempenho, e são compatíveis com as novas condutas para ventoinhas NA-FD1, ideal para permitir que a ventoinha recolha ar fresco do exterior directamente pelo painel lateral de caixas de pequeno formato. O novo Noctua NH-L9a-AM5 custa 49.90 euros na versão clássica, 59.90 euros na versão Chromax.Black, e pode ser adquirido na loja oficial na Amazon.es, bem como em parceiros.