Desde o início de 2022 que a Microsoft tem vindo a fazer pequenas mudanças ao Explorador de Ficheiros do Windows, mas este ano a empresa quer fazer algumas alterações mais profundas à aplicação de gestão de ficheiros do seu sistema operativo para aumentar a integração com outros produtos da Microsoft.
O site Windows Central obteve algumas maquetes internas da Microsoft, que mostram as alterações que a empresa está a planear introduzir na interface do Explorador de Ficheiros do Windows. Segundo as informações obtidas pelo site, a ideia é fazer um facelift à aplicação até ao final de 2023 e adicionar uma maior integração com outros serviços, como o OneDrive e o Microsoft 365.
As maquetes mostram um cabeçalho redesenhado, com uma fileira de ícones simplificada e um botão ‘Home’. Esta alteração à Interface também move os comandos copiar e colar (copy/paste) para uma zona separada abaixo do cabeçalho.
O botão’Home’ parece levar o utilizador para uma página povoada com itens recomendados, fixados ou acedidos recentemente. Na maquete, os ficheiros recomendados aparentemente são os últimos que foram modificados num grupo de trabalho na nuvem, aparentemente no serviço OneDrive e um ficheiro que foi descarregado recentemente.
Noutra maquete, é mostrado o que acontece quando um utilizador acede aos detalhes de um ficheiro e revela mais formas de integração com a nuvem e email. Aqui, os utilizadores podem ver listas que mostram as alterações que outros utilizadores do grupo de trabalho fizeram ao ficheiro e as conversas por email que estão relacionadas com esse ficheiro particular.
A nova área de ‘galeria’ serve para melhorar a forma como os utilizadores vêem e organizam imagens no Explorador de Ficheiros. Quando se passa o apontador do rato por cima das imagens, é mostrada uma antevisão maior.
Fontes da Microsoft disseram ao Windows Central que a empresa pode estar a planear permitir acrescentar etiquetas aos ficheiros para os tornar mais fáceis de ordenar. Os botões também vão ser aumentados, de forma a facilitar a utilização em ecrãs sensíveis ao toque.
A Microsoft tem o objectivo de lançar estas alterações ao Explorador de Ficheiros até ao final de 2023 e podem fazer parte de uma actualização separada ou da actualização 23H2 do Windows 11.