Foi durante o CES 2022 que a Dell revelou um novo tipo de módulos de memória para computadores portáteis, designado de CAMM – Compression Attached Memory Module. Este tipo de módulo oferecem uma maior densidade de memória que permitirá, segundo a Dell, ser até 57% mais compacto que os actuais módulos SO-DIMM (Small Outline Dual In-Line Memory Module).
Esta maior densidade permitirá também que um só módulo CAMM possa ter uma capacidade máxima de 128 GB de memória RAM num só lado, o que representará uma importante evolução face aos actuais quatro módulos SO-DIMM de 32 GB cada necessários de se instalar para se obter essa capacidade de memória RAM.
Desde o primeiro dia que a Dell acreditava que esta tecnologia não fosse apenas proprietária, mas que viesse a ser adoptada pelo mercado, razão pelo qual a JEDEC, a entidade reguladora, rapidamente assumisse os comandos da validação destes novos módulos, e de ter já aprovado a especificação CAM 0.5, com votos unânimes de praticamente todos os fabricantes de portáteis, e de memórias.
Isto significa que a JEDEC deverá oficializar a versão final (versão 1.0) dos módulos CAMM durante a segunda metade de 2023, o que implicará que a partir do início do próximo iremos encontrar esta tecnologia integrada em vários computadores portáteis de diferentes fabricantes.