Chama-se Cavorite X5 e pode ser um dos primeiros modelos de avião eléctrico com descolagem/aterragem vertical (VTOL) a ficar pronto para uma utilização comercial.
Para já, a canadiana Horizon Aircraft anunciou a conclusão, com sucesso, dos primeiros testes com um protótipo à escala. Segundo Brandon Robinson, CEO da empresa, o Cavorite X5 «excedeu as expectativas durante os testes iniciais».
Os resultados demonstraram que a aeronave é «extremamente estável, capaz de pairar a uma potência de apenas 65%», conseguindo fazê-lo com «20% das turbinas propositadamente desactivadas» (três, num total de catorze), para «testar a redundância do sistema».
Em termos mais técnicos, o Cavorite X5 tem uma envergadura de 6,7 metros, 4,5 metros de comprimento e uma velocidade máxima de cerca de 280 km/h. A alimentar o modelo final estará um sistema «eléctrico híbrido que pode recarregar o conjunto de baterias em voo, ao mesmo tempo que proporciona redundância adicional».
O CEO lembra ainda que esta aeronave consegue voar numa «configuração igual à de um avião clássico», ou seja, sem recorrer ao sistema VTOL, «durante 98% de uma viagem/missão».
«Voar a maior parte da missão como uma aeronave normal é mais seguro, mais eficiente, e será mais fácil de certificar que os novos designs eVTOL radicais», conclui Brandon Robinson.
O próximo passo são os «testes de transição», ou seja, passar da descolagem vertical para o voo horizontal: a Horizon Aircraft prevê que isto aconteça no primeiro trimestre de 2023, no ACE Climatic Wind Tunnel, um túnel de vento em Toronto, no Canadá.