Quando, na altura, a Microsoft revelou o seu smartphone de duplo ecrã, muitos consideraram a solução como interessante, pois eliminava alguns dos problemas associados aos smartphones de ecrãs dobráveis, maior tempo e custos de desenvolvimento, bem como custos de produção, o que deveria, em teoria, permitir tornar os Surface Duo e Surface Duo 2 em soluções mais acessíveis e disponíveis.
Na realidade, tal acabou por não acontecer, e a baixa disponibilidade, bem como o preço exagerado, levaram a que ambas as gerações fossem um fracasso, face a tudo aquilo que o mercado esperava da Microsoft. Como tal, segundo rumores publicados pela página WindowsCentral, a terceira geração do Surface Duo virá, finalmente, com um ecrã interno dobrável, e um ecrã tradicional externo.
Esta é, curiosamente, a mesma fórmula que praticamente todos os restantes fabricantes estão a apostar no mundo dos smartphones dobráveis, como a Samsung com o seu Galaxy Z Fold4, a Oppo com o seu Find N2 e a Huawei com o seu Mate Xs 2. Aparentemente, a adopção desta solução foi o que fez com que a Microsoft não conseguisse lançar o Surface Duo 3 ainda em 2022, conforme originalmente previsto.
Assim sendo, o futuro Microsoft Surface Duo 3 terá, em vez da já popular dobradiça de 360º, uma de apenas 180º, mas pouco mais foi confirmado do que isso. Certamente que a Microsoft deverá querer reforçar a experiência de utilização, para que seja mais próxima da de um tablet, e não de um mero smartphone Android com ecrã expandido.