Foi durante um evento isolado que a Asus apresentou todas as novidades da gama de produtos ROG – Republic of Gamers, que estavam preparadas para fazerem as delícias de todos os participantes da CES 2023, em Las Vegas. Foram reveladas as principais novidades em termos de computadores portáteis, monitores, routers e periféricos.
Computadores portáteis
No topo da “cadeira alimentar” encontra-se a série ROG Strix SCAR, com modelos como o G834 a destacar-se pela inclusão de um enorme ecrã de 18 polegadas de 240 Hz de taxa de actualização. Esta série contará com modelos de 18, 17 e 16 polegadas, sendo as variantes de 18 e 16 polegadas equipadas com o novo Intel Core i9-13980HX de arquitectura Raptor Lake, 24 núcleos e 32 threads.
Já o ROG Strix SCAR de 17 polegadas utiliza um processador AMD Ryzen 9 de arquitectura Zen 4. Em termos de ecrã, o modelo mais “compacto”, com 16 polegadas, utiliza um ecrã Mini LED QHD Nebula HDR Display, também ele com 240 Hz de taxa de actualização. Todos os modelos ROG Strix vêm equipados com as novas Nvidia GeForce RTX 40, sendo a configuração final decidida por cada mercado.
De seguida temos a popular gama ROG Zephyrus, com o modelo G14 a recorrer ao novo ecrã de 14 polegadas ROG Nebula HDR de formato 16:10, tendo este tecnologia Mini LED, resolução QHD e 165 Hz de taxa de actualização, existindo ainda uma versão opcional FHD com 144 Hz, para uma configuração mais acessível. Virá equipado com processador AMD Ryzen 9 de 16 núcleos e GeForce RTX 4060.
Já o ROG Zephyrus G16 virá equipado com monitor de 16 polegadas QHD com 240 Hz, recorrendo este a um processador Intel, até uma configuração máxima com um Core i9-13900H e uma GeForce RTX 4070. Já o ROG Zephyrus M16, que por sua vez utiliza um ecrã ROG Negula HDR de 16 polegadas de 240 Hz, este utilizará a mesma plataforma Intel, mas pode vir equipado com uma poderosa GeForce RTX 4090.
No que toca a modelos de formato mais compacto e portátil, temos o novo ROG Flow X16, que mantém o design convertível de 360º, estando este novo modelo equipado com um ecrã (na configuração máxima) Nebula HDR Mini LED com 1100 nits de brilho máximo, até 1024 zonas de iluminação individual, resolução QHD, 3 ms de tempo de resposta e 240 Hz de taxa de actualização.
Pode vir equipado com um processador Intel até ao Core i9-13900H, e uma GeForce RTX 4070 na sua configuração máxima. Já o ROG Flow X13, de formato similar mas com um chassis ainda mais compacto, este utiliza um ecrã mais pequeno de 13 polegadas, que pode ser do tipo QHD com 165 Hz, ou FHD com 120 Hz. Utilizará um CPU AMD Ryzen 9, e uma GeForce RTX 4070 na sua configuração máxima.
Por fim temos o ROG Flow Z13, o tablet de gaming mais potente do mercado, que além de recorrer a um ecrã táctil de 13 polegadas QHD de 165 Hz, consegue vir equipado com um processador Intel Core i9-13900H, uma GeForce RTX 4060, num chassis de apenas 1.1 kg e 12 mm de espessura. Para quem desejar maior desempenho, a nova ROG XG Mobile (GC33) disponibiliza uma GeForce RTX 4090.
Monitores
Na gama de monitores, a Asus ROG tem várias novidades, sendo a mais impressionante o novo ROG Swift Pro PG248QP, o primeiro monitor de gaming do mundo com uma taxa de actualização de 540 Hz. Este monitor, que utiliza um novo tipo de ecrã (E-TN) específicamente criado para eSports, oferece tempos de resposta até 60% mais rápidos que os tradicionais ecrãs do tipo TN.
De resolução FHD 1080p e 24.1 polegadas, este monitor só é explorado em pleno com uma placa gráfica Nvidia compatível com a tecnologia G-Sync, bem como Nvidia Reflex Analyzer, para garantir que a baixa latência seja sentida não só no monitor, mas em toda a interacção, desde os periféricos ao que é reproduzido no ecrã.
Igualmente relevante é o novo ROG Swift OLED PG27AQDM, um rapidíssimo monitor de 27 polegadas OLED, de resolução 1440p, que oferece 240 Hz de taxa de actualização, e 0.03 milissegundos de tempo de resposta, bem como um impressionante brilho máximo de 1000 nits.
Para quem prefira monitores de maiores dimensões, a Asus apresentou os novos ROG Swift PG32UQXR, um modelo de 32 polegadas, resolução 4K, com tecnologia Mini LED e 160 Hz de taxa de actualização. Já o ROG Strix XG49WCR fará as delícias de adeptos de monitores panorâmicos, com 49 polegadas e formato 32:9, com ecrã curvo (1800R), resolução 5120×1440 e 165 Hz de taxa de actualização.
Routers
No que toca a routers, a Asus deu a conhecer o novo ROG Rapture GT-BE98, o primeiro router gaming Wi-Fi 7 Quad-Band do mundo. Alavancando todo o potencial da nova norma Wi-Fi 7, com suporte para canal de 320 MHz na banda de 6 GHz, este router promete taxas de transferência até 160% mais rápidas (até 25.000 Mbps) que o modelo da anterior geração.
Resta saber se o espectro necessário para explorar todo o potencial desta nova norma será disponibilizado na Europa (e em Portugal), ou se iremos ter mais uma norma exageradamente limitada, como acontece com a actual norma Wi-Fi 6E.
Periféricos
Relativamente a periféricos, a Asus trouxe várias novidades, sendo uma delas a colaboração com a Aim Lab, que foi fundamental na criação de novos periféricos destinados a jogadores profissionais, e utilizadores mais exigentes que pretendam explorar todo o seu potencial de gamers.
Começando pelo rato wireless ROG Harpe Ace Aim Lab Edition, este rado ultraleve de apenas 54 gramas, com o popular formato ambidextro. Pode funcionar com cabo USB, Bluetooth (até três dispositivos) e vir RF de 2.4 GHz, e recorre a um sensor óptico de 36.000 dpi, botões ROG Micro Switches com uma vida útil de 70 milhões de cliques e um conjunto de fitas para personalizar o rato, e aumentar a aderência às mãos.
Para tirar total partido das qualidades excepcionais deste rato, a Asus lançou o ROG Hone Ace Aim Lab Editon, um tapete de rato de 3 mm de espessura que utiliza uma superfície de tecido híbrido, que além de oferecer uma óptima fricção, dispõe de um nano revestimento repelente de água, óleo e poeiras, tendo na base uma borracha macia e antiderrapante.
Já a nível de teclados, o destaque vai para o novo ROG Azoth, um teclado gaming sem fios de 75 teclas, tendo estas três camadas de amortecimento para as suas teclas ROG NX pré-lubrificadas de fábrica, e removíveis (e substituíveis). Incluí um visor OLED com controlos intuitivos, conectividade tripla (USB, Bluetooth e RF 2.4 GHz), tendo a bateria a capacidade de durar até 2000 horas de utilização, sem fios.
Para quem queira algo ainda mais compacto, a Asus revelou os ROG Falchion Ace, com um desenho compacto de 65%, estando estes equipados com teclas ROG NX pré-lubrificadas e substituíveis. Em termos de comandos, a Asus entrou no universo Xbox com a introdução do ROG Raikiri Pro, com um design inspirado no comando Xbox Elite.
Este comando, que pode ser usado com uma de três ligações distintas (USB, Bluetooth ou RF de 2.4 GHz), incluí um ecrã OLED, que para além de poder ser personalizado por software, permite revelar dados importantes como estado do carregamento, colocar o microfone em Mute ou indicar o perfil utilizado.
Dispõe de quatro botões traseiros esquerdo e direito programáveis, podendo inclusive programar os gatilhos físicos, ajustando a quantidade de curso de forma individual. Se achar tudo isto um exagero, a Asus ROG lançou uma versão “não Pro”, que dispensa o ecrã OLED, e utiliza um botão de setas direccionais digitais mais tradicional.
[ngg src=”galleries” ids=”47″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Por fim temos a cadeira de gaming ROG Destrier Ergo, uma cadeira totalmente nova e que recorre a um estilo futurístico, mas excepcionalmente capaz em termos de capacidade de ajuste e de conforto. Recorre a uma estrutura base em alumínio forte, uma malha respirável e uma espuma de PU confortável, tendo um suporte próprio para a cabeça, apoio lombar e apoios de braço, que além de serem totalmente ajustáveis, incluem um modo de elevação especial para utilizadores de jogos móveis.
Conheça todas estas novidades Asus ROG, através deste vídeo disponibilizado pela Asus.