Durante as primeiras análises às novas motherboards AM5, observámos que a AMD decidiu usar uma nova abordagem para os seus chipsets, com a introdução dos chips Promontory21, em que cada qual dispõe de múltiplas pistas PCIe, e que podem ser combinados, criando assim aquilo que a AMD designa de chipset X670, ou utilizados de forma isolada com um só chip, ao qual a AMD designa de chipset B650.
Um claro exemplo disso foi quando testámos a Asus ROG Strix X670E-I Gaming WiFi, em que a mesma, que é considerada como estando equipada com um chip AMD X670E, é na realidade constituída por dois chips Promontory21, um colocado na motherboard em si, e o segundo colocado no extensor vertical, que por sua vez incluí as duas portas M.2.
[ngg src=”galleries” ids=”58″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Tendo em conta esta particularidade, a ASRock decidiu criar uma placa de expansão, que por incluir um chip Promontory21 adicional, permitirá, em teoria, transformar qualquer motherboard AMD B650 numa X670. Designado de X670 Xpansion Kit, esta placa insere-se numa ligação PCIe X4, e adiciona dois encaixes M.2 PCIe 4.0 x4, três portas USB 3.2 Gen2, uma USB-C 3.2 Gen2, duas ligações SATA III 6Gbps adicionais e uma controladora 10 GbE.
Esta placa de expansão, quando for lançada, só deverá funcionar com alguns modelos específicos da ASRock, uma vez que além da ligação PCIe x4, ela utilizará igualmente um conector adicional, que por sua vez permitirá ser activada pela BIOS. Falta agora saber se a AMD está a favor da ideia, e se permitirá à ASRock lançar este produto.