Segundo rumores recentes divulgados nas redes sociais, provenientes de populares analistas especializados no mundo Apple, o gigante norte-americano prepara-se para introduzir a tecnologia OLED aos ecrãs dos seus computadores MacBook, o mais tardar, até 2024.
Até ao momento, a Apple já dispõe de ecrãs com tecnologia mini-LED em dispositivos como os MacBook Pro 14 e 16, bem como nas gamas de tablets iPAd Pro 12, mas aparentemente a Apple está a considerar a adopção da tecnologia OLED para um modelo em específico, já que esta tecnologia permite a criação de ecrãs mais estreitos e leves, com a possibilidade de os mesmos poderem ser dobráveis.
(5/6)
Compared to mini-LED, laptops that use OLEDs have the advantage of being thinner and lighter and offering more diverse form factor design options, like folding, so it has caused Apple to plan to ship the OLED MacBook by the end of 2024 at the earliest.
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) January 11, 2023
Como se isto não bastasse, parece que a Apple está igualmente a considerar algo que, no passado, Steve Jobs acharia que nunca faria sentido nesta gama de produtos, a integração de um ecrã táctil num computador portátil. Segundo algumas fontes provenientes de fornecedores da Apple, a mesma já tem alguns protótipos em funcionamento, estando, provavelmente, a tentar adaptar a interface ao novo ecrã.
Alguns especialistas, como Mark Gurman da Bloomberg, acredita que o primeiro MacBook equipado com ecrã OLED poderá ser igualmente o primeiro a vir equipado com ecrã táctil. Curiosamente, já em 2016 a Apple tinha criado alguns protótipos, mas na altura consideraram a tecnologia desnecessária, uma vez que a Apple tinha os touchpads mais precisos do mercado para uma interacção perfeita com o macOS.