Várias notícias, publicadas por meios de comunicação russos, indicam que a Intel voltou a permitir o download de drivers e outro software na Rússia. A empresa tinha deixado de operar no mercado russo e bielorrusso, devido às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos por causa da invasão da Ucrânia. Também há relatos que a funcionalidade Windows Update, presente nos sistemas operativos da Microsoft, também voltou a funcionar em território russo.
Segundo uma clarificação que a Intel enviou ao site Tom’s Hardware: “A Intel continua a acatar as regulações de exportação e sanções nos países em que opera. Isto inclui a obediência às sanções e controlos de exportação para a Rússia e Bielorrússia que foram impostos pelos Estados Unidos e pelos seus aliados. O acesso a recursos que classificados como actualizações de drivers, como o Intel Download Center e o Intel Download Support Assistant (IDSA), fazem parte das obrigações de garantia da Intel.”
Apesar disto, algumas fontes afirmam que, inicialmente, a Intel bloqueou os downloads deste software na Rússia. O acesso ao software foi reposto no final de 2022. Isto justifica a afirmação da Intel que esta situação “não é nova”.
Os meios de comunicação russos dizem que o bloqueio de downloads começou a 25 de Fevereiro de 2022 e, aparentemente, baseiam-se na localização geográfica dos utilizadores. Por isto, tanto consumidores individuais, como empresas na Rússia não conseguiam aceder a downloads a partir do site oficial da Intel, por isso tinham de mascarar os respectivos endereços IP através da utilização de VPN, usar torrents ou tentar encontrar cópias dos drivers por outros meios. Segundo, alguns meios de comunicação da Rússia, isto impedia a Intel de cumprir as obrigações das garantias dos seus produtos para com os utilizadores russos.
De acordo com os meios de comunicação russos, as actualização só estão disponíveis através da ferramenta de download automática e não é possível fazer downloads directamente através do site da Intel.
Os mesmos meios de comunicação dizem também que a Microsoft voltou a permitir o download de actualizações para o Windows 11, mas que não permite descarregar o sistema operativo.