Segundo um relatório publicado pelo jornal Sul Coreano Financial News, a família de smartphones da gama Galaxy S22 não irá atingir o objectivo inicialmente previsto, que seria a venda de 30 milhões de unidades até ao lançamento da geração seguinte, a série Galaxy S23. Segundo dados não divulgados, a Samsung não irá atingir esse resultado – e estas não são as únicas más notícias para o gigante sul coreano.
Além do conflito na Ucrânia, também a instável situação económica global contribuiu para uma redução significativa da venda de smartphones durante os últimos dois trimestres de 2022, e nem mesmo a gama de smartphones dobráveis poderá compensar as vendas, com o Galaxy Z Flip4 a vender significativamente menos que o seu antecessor, o Flip3.
Se, a estes dados, associarmos o facto de os equipamentos mais vendidos pela Samsung serem os modelos mais acessíveis, como o Galaxy A12 (51,8 milhões de unidades) e o Galaxy A2 (18,3 milhões), é compreensível que a Samsung esteja a perder o estatuto de fabricante premium.
Para reforçar esta afirmação, enquanto o preço médio de venda de equipamentos Samsung aumentou de 280 (durante o segundo trimestre de 2020) para 383 dólares (período homólogo de 2022), o da Apple chegou a uns impressionantes 959 dólares.
Resta saber como é que o mercado irá reagir ao lançamento da futura geração Galaxy S23, marcado para 1 de Fevereiro de 2023.