Os teclados, por serem a principal interface entre o utilizador e os computadores, foram das peças de hardware que mais evoluiram ao longo dos tempos, passaram de serem peças que ocupavam muito espaço na secretária, a objectos compactos, já há alguns modelos resistentes à água, com sistemas de iluminação e interruptores que aguentam muitos milhares de horas de utilização. Mas o Centerpiece, da Finalmouse, é talvez o teclado que inclui uma das evoluções mais dramáticas de sempre.
O Centerpiece é um teclado que usa uma nova tecnologia, denominada Laminated DisplayCircuit Glass Stack (LDGS), Como se pode ver pelo vídeo acima, as teclas são transparentes e por baixo está um ecrã de alta resolução que pode mostrar gráficos gerados através do motor Unreal Engine 5.
O teclado usa interruptores mecânicos que foram desenvolvidos em conjunto com a Gatereon e inspirados pelos Black Ink. No entanto, estes interruptores são mais rápidos e têm um curso ligeiramente diferente. As teclas são transparentes e, por isso, os caracteres estão impressos na parte frontal em vez de em cima, como é tradicional.
Segundo a empresa fabricante, a Finalmouse, este teclado tem um processador e GPU próprios, para fazer funcionar tudo. A ligação ao computador é feita através de um único cabo USB Type-C. O chassis é de alumínio anodizado.
A Finalmouse tem planos para criar um marketplace para os gráficos, onde criadores podem oferecer as suas próprias skins, gratuitamente ou vendendo. O teclado tem três ranhuras para skins e botões que permitem mudar rapidamente a skin que está no ecrã.
O Centerpiece chega no início de 2023 e vai custar 349 dólares nos Estados Unidos.