Jon “Elmor” Sandtröm, antigo engenheiro de R&D (Investigação e Desenvolvimento) da Asus ROG, e membro activo da equipa de overclock da Asus ROG, conseguiu bater mais um recorde do mundo de overclock, ao superar os 9008.82 MHz de frequência de um processador Intel Core i9-13900K.
Para tal foi essencial a utilização de uma motherboard Asus ROG Maximus Z790 Apex, que recebeu ligeiras alterações electrónicas para melhorar o sinal do circuito de alimentação, e utilizar um sistema de arrefecimento extremo, recorrendo a Hélio Líquido, que permitiu manter o processador a -250ºC, bastante abaixo dos habituais -190ºC obtidos com Azoto Líquido (LN2).
A barreira dos 9 GHz foi ultrapassada graças também à utilização de uma configuração específica no processador, ou seja, este valor só foi obtido num dos oito núcleo P disponíveis, tendo sido essencial desligar-se na BIOS os núcleos E, para garantir uma alimentação mais estável para os núcleos P.
Este recorde já foi validado pelo CPU-Z e pelo HWBOT, estando o resultado a ser naturalmente divulgado pela Asus ROG na redes sociais, já que a motherboard utilizada, a já referida ROG Maximus Z790 Apex, tornou-se agora num modelo detentor de 14 recordes mundiais de overclock e desempenho, o suficiente para se tornar na mais bem sucedida motherboard Z790 do mercado.
It’s over 9000!!!!
ASUS overclockers broke the 9 GHz barrier, smashing their own previous CPU frequency record.
With that, the ROG Maximus Z790 Apex has 14 World Records, and 29 GFP scores, making it the Z790 record-breaking champion.🏆 @intel @IntelGaming pic.twitter.com/hVs4uJTqdb
— ROG Global (@ASUS_ROG) December 21, 2022