A futura geração de processadores da Intel, conhecidos pelo nome de código Meteor Lake (equipados com a nova controladora gráfica integrada Xe-LPG), sucessora da actual Intel Xe-LP, irão oferecer um melhor desempenho em jogos, bem como novas opções em termos de codificação e descodificação de vídeo.
Segundo a própria Intel, que divulgou uma tabela com os codecs de vídeo compatíveis com a controladora gráfica dos futuros processadores e a nova arquitectura de placas gráficas DG2 (Arc Alchemist), ente estas está o popular codec AV1 de 8 e 10-bit, um novo formato que oferece uma eficiência até 50% superior que a do actual codec H.264.
Isto tornará os novos processadores Intel, bem como as placas gráficas e controladoras gráficas indicadas, uma excelente solução para criadores de conteúdos nos mais populares sistemas de streaming de vídeo. Até ao momento, apenas as mais recentes gerações de placas gráficas da AMD (arquitectura RDNA3) e Nvidia (Ada Lovelace) suportavam este codec.
Não se sabe ao certo quando é que a Intel irá lançar estes novos processadores, que utilizarão o futuro encaixe LGA-1851, uma vez que é esperado o lançamento de uma revisão dos actuais Intel Core de 13ª geração Raptor Lake no terceiro trimestre de 2023.