Já lhe indicámos quais os modelos de processadores Core de 13ª geração Raptor Lake que a Intel irá apresentar na próxima semana, durante o CES 2023, em Las Vegas, mas segundo dados recentemente divulgados, já sabemos qual vai ser o processador mais procurado, o novo Core i5-13500.
Este processador, ao contrário do seu antecessor, irá utilizar um total de 14 núcleos, sendo 6 deles do tipo P (Performance) e 8 do tipo E (Eficiência), tendo o Core i5-12500 utilizado apenas 6 núcleos P. Este novo processador, que terá um TDP de apenas 65W, poderá ser explorado ao máximo numa motherboard que permita alterar o modo de energia, como aplicar o PL2 ou MTP (Max Turbo Power), elevando-o para 154W.
[ngg src=”galleries” ids=”38″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Isto, segundo publicações que têm surgido nos últimos dias, permitirá elevar a frequência máxima de um núcleo P para 4.8 GHz, ou então utilizar todos os núcleos a uma frequência máxima de 4.5 GHz nos núcleos P e 3.5 GHz nos núcleos E. Isto representa um aumento significativo de 2.9 GHz para todos os núcleos, quando utilizado o modo PL1, que aplica um limite no TDP de 65W.
Segundo dados revelados em benchmarks, como o Cinebench R23 (multi-core), este novo Core i5-13500, quando utilizado o modo de energia sem limitação, passa assim a oferecer um desempenho equiparável a um Core i7-12700K e Core i5-13600K. Quando aplicada a limitação de 65W no TDP, o seu desempenho reduz consideravelmente, colocando-o ao nível de um Core i5-12600K.
Naturalmente que para estes testes, utilizando o TDP a valores como 154W, não se recomenda a utilização do dissipador de origem da Intel, sendo recomendável a utilização de algo mais eficaz, como um dissipador a ar de alto desempenho, ou watercooling. Resta-nos aguardar pelo lançamento oficial destes novos processadores, e confirmar todas estas teorias.