A campanha de Modern Warfare II começa pouco tempo depois dos acontecimentos do último episódio. Desta vez, a Task Force 141, mais uma vez sob as ordens do general Shepherd, anda à procura de mísseis roubados, uma história banal, com twists algo primários, mas mantêm a atenção e, quanto mais não seja, permitem treinar para os modos multiplayer.
Na campanha, controlamos várias personagens, de Soap e Gaz a novos membros das forças especiais mexicanas, com o nível de dificuldade e a variedade de missões a irem subindo, à medida que avançamos na história: passa-se da simples tomadas de edifícios, a missões em que se tem de eliminar os inimigos sem alertar os outros e em que se usam espingardas de longo alcance. Um dos problemas com a campanha é a mecânica habitual nos FPS: para aumentar o nível de dificuldade não se melhora a inteligência do inimigo, em vez disso aumenta-se a quantidade de balas que são precisas para o deitar abaixo.
Som realista no campo de guerra
A qualidade gráfica é inegavelmente do melhor que tenho visto nos últimos tempos: mesmo a jogar a 4K HDR numa 3080 Ti com quase tudo no máximo, a velocidade de actualização nunca desce abaixo dos 60 fps e há mesmo alturas em que ultrapassa largamente os 100. Isto mostra que houve um trabalho interessante de optimização, por parte da Activision/Blizzard.
Uma nota para o voice acting e captura de movimento: são do melhor que tenho visto. Na generalidade, o som consegue passar a intensidade dos combates para o jogador e é sempre interessante saber como soa o canhão GAU-8 dos aviões A-10 Warthog, quando se está num campo de batalha. Numa palavra: assustador.
Outro ponto de que gostei menos foi do sistema de lançamento dos jogos (single e multiplayer). Abre-se o jogo, escolhe-se o modo e o jogo sai para o Windows para carregar o modo que se vai usar. Enfim…
Multiplayer com mais desafios
O modo multiplayer de CoD MWII faz lembrar o de Modern Warfare lançado em 2019, mas o movimento dos jogadores foi modificado, para equilibrar mais a forma como se joga. Também foi adicionado um novo sistema de “coice” que acrescenta mais realismo à forma como se disparam os vários tipos de armas disponíveis. O sistema de progressão também foi alterado: tal como já acontecia antes, à medida que jogamos são desbloqueadas novas armas e, quanto mais as usarmos, mais acessórios ficam disponíveis, como miras e carregadores – podemos usar até cinco, ao mesmo tempo. Contudo, algumas só se desbloqueiam se usarmos uma determinada arma durante um certo período – na prática, isto funciona como uma árvore de progressão que dá mais objectivos a cumprir aos jogadores.
Editora: Infinity Ward
Distribuidora: Activision
Plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox
Preço: €69,99 (PC), €79,99 (Consolas)