Numa altura em que muitos ainda nem experimentaram redes Wi-fi 6 ou 6E, a TP-Link já anunciou os primeiros produtos comerciais que usam a norma Wi-fi 7. Estes novos produtos incluem novas ofertas na gama de routers Archer, kits mesh Deco e para ambientes empresariais.
A norma WiFi 7, que se chama na realidade 802.11BE, é a norma que vai suceder às Wi-fi 6 e 6E. A nova norma oferece melhoramentos de velocidade, menor latência e permite que um dispositivo se ligue simultaneamente às frequências de 5 e 6 Ghz, através da funcionalidade Multi-Link Operation (MLO). Tal como acontece com as normas que antecederam, a Wi-fi 7 será compatível com todo o hardware construído para as anteriores. Mas, obviamente, para tirar partido das vantagens oferecidas pela norma Wi-fi 7, terá de comprar hardware novo.
O primeiro dos novos routers TP-Link é o Archer BE900 de quatro bandas. Este router parece um disco externo com iluminação LED e um ecrã táctil. O ecrã frontal pode mostrar um relógio, informação meteorológica e dados sobre a rede sem fios. Também tem uma grelha de LED que pode formar formas como emojis. Outras funcionalidades incluem compatibilidade com OpenVPN e a possibilidade de se criar uma rede sem fios privada só para dispositivos IoT.
O BE900 suporta redes sem fios com velocidades até aos 24 Gbps, abaixo da velocidade máxima teórica da norma Wi-fi 7, que é de 40 Gbps. Mesmo assim, é o dobro da velocidade do melhor router Archer com Wi-fi 6E.
O Archer pode funcionar com ligações à Internet de até 10 Gbps. Em opção, o B900 pode ter uma ligação WAN SFP+Fibra a 10 Gb, mais uma ligação WAN de 10 Gb adicional, que também pode ser usada para a rede local. O router também tem quatro entradas RJ-45 com uma velocidade máxima de 2,5 Gbps. O BE900 vai poder ser reservado nos EUA a partir de 31 de Dezembro e deve chegar às lojas no primeiro trimestre de 2023.
A TP-Link também vai lançar novas versões dos Archer com menos funcionalidades. O primeiro é o BE800 que permite a criação de redes sem fios com velocidades até 19 Gbps. Também é compatível com ligações à Internet com velocidades até 10 Gb, tem os LED frontais, mas não tem ecrã táctil. A seguir vem o BE550, que baixa a velocidade máxima para 9,3 Gbps e só só consegue atingir os 2,5 Gbps nas entradas RJ-45. Estes modelos podem ser integrados em redes mesh.
Para quem joga, a TP-Link apresentou o router Archer GE800 Gaming, que tem um painel de controlo controlado através de uma aplicação para dispositivos móveis, que serve para dar prioridade ao tráfego de rede gerado pelos jogos. A rede sem fios é Wi-fi 7 com velocidades até 19 Gbps, tem duas entradas com fios a 10 Gb, duas de 2,5 Gb e mais quatro a 1 Gb.