Vídeos educativos, assistentes virtuais e experiências de jogo no metaverso – é esta a proposta da Minicoders, uma startup espanhola focada em programação que acaba de entrar em Portugal.
Com o recurso a um modelo chamado modelo ‘play-to-learn’ (jogar para aprender), a Minicoders diz que consegue converter o «tempo que as crianças dedicam aos ecrãs (entre duas e três horas por dia) em horas produtivas e ao mesmo tempo de entretenimento, sempre sob a supervisão parental».
A oferta da startup baseia-se na app Minicoders Kids, que integra «conteúdo educativo como vídeos e assistentes virtuais para guiar as crianças na sua aprendizagem» e em «experiências de jogo, onde as crianças podem colocar em prática os conceitos aprendidos, além de se divertirem».
Esta experiência de jogo é a Magic School, onde as crianças assumem o papel de um «aprendiz de magia para explorar o metaverso». O conceito passa por «resolver desafios em forma de blocos de programação informática» para ter acesso a «todos os poderes mágicos».
Segundo Rubén Aparicio e Carlos Moreno, os fundadores da Minicoders, o recurso a «metaversos regulados» permite oferecer às crianças uma «experiência de aprendizagem mais completa e efectiva que nunca», sempre com a «supervisão dos pais».
A oferta da startup pode ser vista com detalhe aqui, com mensalidades a partir dos 4,99 dólares (sensivelmente o mesmo preço em euros) e um período de teste de sete dias.