Há pouco mais de um ano, a Seagate apresentou a segunda geração da sua tecnologia de duplo actuador, designado de Mach.2, que permite utilizar duas unidades lógicas para acelerar, de forma significativa, o acesso aos dados, e as velocidades de transferência dos mesmos.
Sem grande alarido, a Seagate acaba de reforçar a família de discos rígidos Exos Mach.2 com dois novos modelos, o Exos 2X16 e Exos 2X18 que, como a designação deixa antever, disponibilizam uma capacidade total de 16 e 18 TeraBytes cada. Anteriormente a capacidade máxima era de 14 TB.
Estes novos discos rígidos estão equipados tanto com interface SATA de 6Gbps como SAS de 12 Gbps, sendo estas últimas disponibilizadas com a opção de incluirem encriptação própria. Estes discos utilizam um rotor de 7200 rpm, 256 MB de cache, sistemas de gestão de energia PowerChoise e PowerBalance específicos para Datacenters, e a capacidade de ligação Hop-Plug.
Em termos de desempenho, a Seagate anuncia uma latência média de apenas 4.16 ms, e um IOPS aleatório (4K QD16) de 304 em leitura e 560 em escrita. Em termos de velocidade média de transferência de dados, estamos a falar em 554 MB/s para o modelo SATA, e 545 MB/s para o modelo SAS, o que coloca estes discos rígidos ao nível de uma unidade SSD de interface idêntica.