Nos últimos tempos temos assistido ao um crescimento de movimentos de utilizadores que pretendem forçar os fabricantes a permitirem que os seus equipamentos possam ser reparados por eles mesmos, em vez de estarem dependentes de centros de assistência oficiais, e respectivas restrições em termos de disponibilidade de componentes e ferramentas para o efeito.
A própria Comissão Europeia tem estado em cima desta situação, e criou a legislação do Direito à Reparação, algo que faz parte do Plano da União Europeia para alcançar uma economia circular até 2050, ao abrigo do Pacto Ecológico – o roteiro rumo à neutralidade climática na UE até 2050.
Curiosamente a Samsung parece querer aceitar o pedido dos seus utilizadores, e prepara-se para se tornar no primeiro fabricante de dispositivos móveis (para além da Fairphone) a simplificar e a ajudar os seus utilizadores a repararem os seus equipamentos, com o lançamento de uma aplicação móvel, que servirá de guia de reparação de dispositivos.
A própria aplicação móvel será designada de “Self Repair Assistant”, e segundo o registo da mesma, esta ajudará os utilizadores a reparar dispositivos como smartwatches, tablets, smartphones e auriculares. A aplicação contará com uma base de dados de diversos dispositivos, de vários tipos. Será uma espécie de guia de reparação como os inúmeros guias presentes no iFixit, mas de forma oficial.