O portal VideoCardz.com revelou um diagrama do processador gráfico (GPU) Navi 31, o mesmo que estreia a arquitectura RDNA3 da AMD, e que equipará a futura placa gráfica topo de gama da marca, a nova Radeon RX 7900 XTX, que chegará às lojas no próximo dia 13 de Dezembro.
Segundo esse diagrama, é possível conhecer melhor a organização interna deste GPU, em especial nos núcleos de 5 nm, onde estão todas as oito unidades de computação, com as seus respectivos 6144 processadores de stream.
Nesse mesmo diagrama é possível conhecer um pouco melhor as alterações realizadas aos núcleos responsáveis pelo processamento de Ray Tracing, bem como as alterações a nível de memória cache, a que a AMD pelida de Infinity Cache. Curiosamente este Navi 31 vê o total da capacidade reduzida em 32 MB, face aos anteriores 128 MB utilizados no Navi 21, utilizado nos modelos Radeon RX 6800, 6800 XT, 6900 XT e 6950 XT.
Porém, para compensar essa redução de capacidade total da memória cache, a AMD introduziu diferentes níveis de memória cache, algo habitualmente encontrado nos processadores, ao aplicar 3 MB de cache L0, 3 MB de cache L1 e 6 MB de cache L2, com a habitual vantagem de este tipo de memória cache funcionar com latências muito inferiores.