Os rumores sobre a criação do primeiro iPhone dobrável continuam a surgir diariamente, mas aparentemente ainda faltará algum tempo até a marca de Cuppertino optar por aventurar-se no mundo dos dispositivos dobráveis. Como tal, um grupo de utilizadores do canal de YouTube chinês Tech Aesthetics decidiu por mãos à obra, e criar o seu próprio iPhone dobrável.
O resultado é um verdadeiro “Frankenstein”, sendo o corpo deste dispositivo composto por elementos de um iPhone X, o chassis e a dobradiça de um Motorola Razr 2019, e muitos outros componentes que foram fabricados para o efeito, como em impressão 3D. Para conseguirem criar um protótipo funcional, foram utilizados um total de 37 ecrãs do iPhone X até conseguirem atingir o resultado desejado.
Devido a restrições de espaço, por causa da reorganização de componentes e do espaço ocupado pela dobradiça, a equipa teve que efectuar alguns sacrifícios, como reduzir significativamente a capacidade da bateria para apenas 1000 mAh, dispensando igualmente tecnologias mais recentes, como o carregamento sem fios e o MagSafe.
Resolvida a questão do hardware, a equipa da Tech Aesthetics iniciou a criação de modificações no software, por forma a permitir tirar partido do ecrã dobrável. Até ao momento conseguiram implementar uma tecnologia de divisão de ecrã por aplicações, para que cada metade do ecrã possa reproduzir uma aplicação própria.