Lançada originalmente em 2019, e reforçada com a introdução da variante RTX Super em 2020, e da variante de 12 GB de memória em 2021, a popular série de placas gráficas GeForce RTX 2060 chega agora ao seu fim, com o anúncio do fim de produção e de fornecimento de placas, por parte da Nvidia. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, são várias as fontes na Ásia que determinam que a Nvidia deixou de fornecer os componentes necessários para o seu fabrico a vários dos seus parceiros, como a Asus, Gigabyte, MSI e outros.
Até ao momento, a série GeForce RTX 2060 era a solução mais acessível para quem pretendia adquirir uma placa gráfica com capacidade de processamento de Ray Tracing, papel esse que passará a ser desempenhado pela Geforce RTX 3050, e a restante série RTX 3060. É perfeitamente natural que continuem a ser vendidas placas gráficas nas lojas, uma vez que ainda existe muito stock destes modelos, fruto do aumento de produção durante o período da pandemia.
Curiosamente, mesmo passados tantos anos desde o seu lançamento, a GeForce RTX 2060 continua a ser a segunda placa gráfica mais utilizada no Steam, sendo somente superada pela ainda mais antiga GeForce GTX 1060, lançada em Agosto 2016.