TonyFadell, que entrou na Apple em 2001 e foi responsável por todo o desenvolvimento de hardware e software ligado ao iPod, é a nova contratação da ARM. Mais tarde também esteve na origem do iPhone.
O anúncio foi feito pelo próprio CEO da empresa, Rene Haas, durante a uma talk que aconteceu ao início desta tarde no palco principal da Web Summit.
«No princípio dos anos noventa, já tinha trabalhado para a ARM, é um regresso a casa e o realizar de um sonho. Tenho a certeza de que vamos fazer coisas incríveis em conjunto», disse Tony Fadell.
Durante esta conversa entre os dois responsáveis pode ter sido levantado o véu sobre o que Fadell vai, em concreto, fazer na ARM. Rene Haas falou sobre várias tendências tecnológicas para o futuro, entre as quais soluções de previsão e machine learning no campo das mudanças climáticas, da saúde e dos automóveis autónomos.
«A ARM é, provavelmente, a empresa de tecnologia mais ubíqua que ninguém conhece: estamos no iPhone, nos Android, nos automóveis… estamos em todo o lado», lembrou Rene Haas. Fadell sobe a “bordo” para ajudar a empresa a reforçar a presença em vários campos.
O criador do iPod garantiu que um dos desafios está no campo da saúde e sublinhou um caso particular: «Vai haver grandes avanços na radiologia e uma grande tendência é termos um scan total ao corpo que nos mostre o panorama geral em poucos minutos».
Outra das missões de Fadell na ARM estará relacionada com IA, uma tecnologia que num espaço de dez anos, segundo Rene Haas, será como o Wi-Fi, hoje em dia: «Vai estar em todo o lado e todos os computadores vão ter a capacidade de pensar». Tony Fadell disse ser um «optimista» em relação à IA e acredita que vai ajudar a «criar» e não a controlar a humanidade.
A talk com os agora “colegas” na ARM acabou com ambos a revelaram duas tecnologias que podiam ser melhoradas, ambas escolhas pessoais. Tony Fadell pediu «sensores mais eficazes», enquanto Rene Haas mencionou a falta de um wereable que consiga realmente dar «dados de saúde críticos para cada utilizador».