A MediaTek acaba de revelar o seu mais recente SoC (System-on-Chip) topo de gama, o Dimensity 9200, que utilizará a segunda geração da avançada tecnologia de fabrico de 4 nm da TSMC (N4P). Como o título da notícia indica, este SoC incluí três estreias, ao ser o primeiro a utilizar um núcleo principal do tipo ARM Cortex-X3, que funcionará a 3.0 GHz, estando o mesmo acompanhado de três núcleos Cortex-A715 a 2.85 GHz, e quatro núcleos Cortex-A510 a 1.8 GHz.
Nesse mesmo SoC encontra-se a nova controladora gráfica Immortalis G715, o primeiro GPU criado para dispositivos móveis com capacidade de processamento de Ray Tracing por hardware. Este GPU é igualmente capaz de usar a tecnologia VRS (Variable Rate Shading), bem como AFRC (ARM Fixed Rate Compression), para reduzir o consumo da largura de banda disponível.
Também a unidade de processamento neural foi melhorada, com o novo modelo de sexta geração (APU 690) a oferecer um incremento de 35% de desempenho, face ao seu antecessor. O processador de imagem Imagiq 890 passa a aceitar nativamente sensores RGBW, e a reduzir o consumo de energia em situações muito exigentes, como gravação de vídeo 8K a 30 fps com estabilização de imagem.
Em termos de conectividade, este SoC é o primeiro do mercado a trabalhar com a norma Wi-Fi 7 (até 6.5 Gbps), Bluetooth 5.3 com capacidade de transmissão de áudio de alta definição (24-bit a 192 kHz), e dados em 5G, tanto via mmWave como sub-6GHz.
Os primeiros equipamentos a virem equipados com o novo MediaTek Dimensity 9200 serão lançados ainda este ano. Falta saber qual será a resposta da Qualcomm, com o novo Snapdragon 8 Gen2, que deverá ser apresentado na próxima semana, durante o evento Snapdragon Summit.