Há cerca de duas semanas que surgiram rumores de que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.) iria ampliar as suas instalações no complexo do Arizona, nos EUA, com a criação de uma nova fábrica de produção de componentes semicondutores. Agora coube a Morris Chang, fundador da empresa, que confirmou que a TSMC vai efectivamente criar uma segunda fábrica no complexo do Arizona.
Estas declarações foram dadas durante o APEC Summit (Asia-Pacific Economic Cooperation), com Morris Chang a indicar que as instalações do Arizona já estão prontas para receberem equipamentos para iniciar a produção de semicondutores a 5 nm, e que será na “fase dois” (segunda fábrica) que serão implementadas as capacidades de produção a 3 nm.
Durante o evento, vários representantes económicos e políticos de vários países asiáticos questionaram Morris Chang sobre a possibilidade da TSMC em criar fábricas em mais países asiáticos, mas este respondeu que, para já, a TSMC apenas tem planos em reforçar as instalações nos EUA e no Japão, tendo-se reunido recentemente com a Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, Xi Jining da República Popular da China, e o primeiro ministro japonês Fumio Kishida.