A Meta acaba de anunciar uma nova funcionalidade para o WhatsApp, as Comunidades. Pela descrição feita pelo CEO, Mark Zuckerberg, esta será uma nova forma de criar sub-grupos num grupo mais abrangente.
Por exemplo, pode haver um grupo de uma empresa (uma comunidade) e, depois, sub-grupos para várias equipas e projectos ou mesmo actividades de lazer. A Meta fala também nas possibilidades de se criarem Comunidades e «vizinhos e de pais, para a escola».
Segundo a Meta, «uma vez que o utilizador esteja numa comunidade, pode mudar de grupo facilmente para obter a informação que precisa, quando precisa, e os administradores podem enviar novidades importantes a todos os seus membros».
Para já, as Comunidades ainda não estão disponíveis em Portugal, nas actuais versões do WhatsApp para iOS e Android: 22.21.77 e 2.22.23.73, respectivamente. Quando isto acontecer, o ícone das Comunidades vai aparecer na «parte superior dos chats, em Android; e na parte inferior, em iOS» diz a Meta.
Além desta novidade, há ainda mais três upgrades que chegam ao WhatsApp: criar votações directamente numa conversa, máximo de 32 pessoas em videochamada e grupos com 1024 participantes.