A Video Electronics Standards Association (VESA) oficializou as especificações técnicas da futura norma DisplayPort 2.1, uma evolução da actual versão 2.0, que irá oferecer maior largura de banda, essencial para a transmissão de conteúdos com resoluções ainda maiores.
Esta norma inclui os cabos DisplayPort de dimensão padrão, Mini DisplayPort e DisplayPort via USB-C, sendo estes praticamente compatíveis com os dispositivos e cabos já existentes, que são compatíveis com a norma DisplayPort 2.0.
Existem, no entanto, alterações em termos de especificações das cablagens, passando estas a terem uma designação própria para a sua diferenciação. Os cabos com certificação DP40 serão compatíveis com a tecnologia Ultra-high Bit Rate de 10 Gbps (UHBR10), o que implica que usando quatro pistas, estes permitirão uma largura de banda total de 40 Gbps.
Já os cabos DP80 utilizarão a tecnologia UHBR20 de 20 Gbps, o que com as quatro pistas, permitirá um máximo de 80 Gbps, o que corresponde à transmissão de vídeo 4K sem compressão até 240 Hz, ou 8K até 85 Hz, ou usando compressão (como DSC 1.2a), alimentar até quatro ecrãs 4K a 144 Hz com HDR em simultâneo.
Embora não esteja confirmado, acredita-se que a próxima geração de placas gráficas da AMD, as futuras Radeon RX 7000, de arquitectura RDNA3, sejam as primeiras a tirarem partido desta ligação, ao contrário das novas Nvidia GeForce RTX 4090, que continuam limitadas à norma DisplayPort 1.4a, que garante apenas 32.4 Gbps, o que corresponde a um máximo de resolução 4K a 120 Hz, ou 8K a 60 Hz.