Segundo o relatório publicado pela Canalys relativamente à venda de smartphones no terceiro trimestre de 2022, foram vendidos 297,8 milhões de dispositivos, o que representa uma quebra de 9% face ao mesmo período de 2021, onde foram vendidos 325,6 milhões, tendo este sido o terceiro trimestre consecutivo de queda nas vendas.
Apesar do mercado europeu e asiático continuarem a dominar as vendas, estes registaram valores mais fracos, tendo o mercado Indiano, Indonésio e das Filipinas sido os únicos a crescer. Quanto a segmentos, o mercado premium está em forte expansão, sendo este dominado pela Apple e Samsung, sendo os restantes segmentos marcados por uma diminuição nas vendas.
Relativamente às quotas de mercado, a Samsung continua a dominar o mercado global, embora a Apple esteja cada vez mais próxima. A Xiaomi mantém a terceira posição, tal como a sua quota de mercado (14%), sendo seguida pela Oppo, Vivo e outros, todos eles com crescimentos anuais negativos. Segundo estes dados, não se esperam grandes melhorias para o último trimestre de 2022.
Fabricantes | Equipamentos vendidos Q3 2022 (milhões de unidades) | Quota de mercado Q3 2022 | Equipamentos vendidos Q3 2021 (milhões de unidades) | Quota de mercado Q3 2021 | Crescimento anual |
Samsung | 64,1 | 22% | 69,4 | 22% | -8% |
Apple | 53 | 18% | 49,2 | 16% | 8% |
Xiaomi | 40,5 | 14% | 44 | 14% | -8% |
Oppo | 28,5 | 10% | 36,7 | 12% | -22% |
Vivo | 27,4 | 9% | 34,2 | 11% | -20% |
Outros | 84,3 | 27% | 92,1 | 25% | -6% |
Total | 100% | 100% | 100% | -9% |