Na semana passada, a LG anunciou que ia permitir a outros fabricantes de televisores usarem o sistema operativo webOS e agora, a Samsung anunciou que vai fazer o mesmo. A Samsung comunicou que vai licenciar a utilização a versão para televisores do sistema operativo Tizen a outros fabricantes, como a Akai, RCA e outros que têm produtos à venda na Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Através deste licenciamento, os fabricantes terão a funcionalidades como o serviço de streaming gratuito Samsung TV Plus, o guia universal que dá recomendações personalizadas e aos assistente por voz, como o Bixby.
A LG foi o primeiro fabricante de TV coreano a anunciar que ia licenciar o seu sistema operativo a outros fabricantes. Este anúncio pode ser interpretado como uma forma de se disponibilizar smart TV mais baratas, que, de outra forma, usariam a plataforma Android TV.
Tanto o Tizen da Samsung como o webOS da LG são boas alternativas ao Android TV, porque ambos oferecem boas funcionalidades de busca e personalização, um conjunto de assistentes por voz e compatibilidade com Apple AirPlay. O Google TV foi um grande avanço em relação ao Android TV, mas a maioria das TV e caixas Android (como a Shield Tv da Nvidia) ainda usam o Android TV.