Hoje, dia 11 de Outubro, é o dia oficial do levantamento do embargo a benchmarks das novas GeForce RTX 4090 da Nvidia, onde várias páginas irão revelar o desempenho real da nova placa gráfica de topo da Nvidia.
Mas, como tem vindo a ser habitual, já surgiram na internet resultados de benchmarks que deixam antever a capacidade de processamento monstruosa da nova placa gráfica da Nvidia, com os testes do 3DMark a demonstrarem uma verdadeira “coça” face até à ainda poderosa GeForce RTX 3090 Ti.
Segundo a descrição da página VideoCardz.com, que foi quem divulgou estes resultados, foram utilizadas uma GeForce RTX 4090 Founders Edition, uma RTX 4090 de um fabricante não divulgado com overclock de fábrica, uma RTX 4080 16GB Founders Edition, e os restantes resultados provém de um valor médio dos resultados submetidos na base de dados do próprio 3DMark.
Embora estes resultados não sejam representativos dos resultados em situações reais, como videojogos, eles deixam antever que a Nvidia conseguiu optimizar, de forma significativa, a capacidade de processamento do novo GPU, equipado com a arquitectura Ada Lovelace. Falta conhecermos os benchmarks oficiais, e qual será a resposta da AMD com a nova arquitectura RDNA3.